Quantos atendimentos você costuma realizar durante o dia? Saiba que atualmente é possível atender alguns pacientes através da internet, fazendo Pediatria por Telemedicina?
Isso diminui o tempo de deslocamento do profissional e da pessoa atendida.
Apesar disso, nem todo médico sabe aliar a pediatria com a telemedicina. Existe uma série de adversidades em torno do tema, o que faz com que muitos profissionais não consigam se habituar.
Diante disso, apresentaremos neste artigo como adequar o atendimento de pediatria à telemedicina.
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O que é Telemedicina?
A telemedicina é um segmento da telessaúde, uma especialidade que possibilita a realização de atendimentos à distância.
O recurso possibilita a comunicação entre profissionais e pacientes, otimizando os atendimentos.
Através do aumento do uso de aparelhos eletrônicos e a cobertura de rede de internet, a telemedicina se tornou possível, reformulando o atendimento médico atualmente.
Como implementar a Pediatria por Telemedicina?
As possibilidades são muitas para aplicação da telemedicina, porém é importante se atentar para algumas peculiaridades.
Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes para aplicar a telemedicina na pediatria:
Identificar pacientes disponíveis para a modalidade
Nem todos podem receber um atendimento à distância, por isso, é essencial identificar os pacientes que podem receber essa assistência.
Alguns planos de saúdes, por exemplo, possuem algumas restrições sobre essa modalidade.
Realizar um teste com uma quantidade pequena de pessoas é uma alternativa para perceber como será o desempenho e receptividade do paciente.
Aumente a quantidade de atendimentos conforme o desempenho de cada consulta.
Averiguar a conexão da internet
A conexão de internet pode ser bastante instável a depender do lugar, por isso, é importante averiguar se o seu plano corresponde com o exigido pelo Ambiente virtual de atendimento.
Definir um sistema de ambiente virtual de atendimento (AVA)
Antes de começar a realizar teleconsultas, o profissional precisa pesquisar e definir um AVA que utilizará e se habituar ao uso dele.
É importante que o AVA seja certificado, pois assim corresponderá com código de ética médico, além de passar uma maior credibilidade.
Averiguar a certificação da assinatura digital
As legislações referentes a telemedicina exigem algumas certificações para algumas funções, como laudos, atestados, receituários ou prescrição, por exemplo.
Geralmente, a certificação exigida é da modalidade “A3”, alguns sistemas de planos de saúde demandam o “BIRD ID”.
No entanto, para que a escolha seja realizada corretamente é essencial identificar o tipo da utilização do sistema.
Se atentar para a função de prontuário digital
O prontuário eletrônico é outra funcionalidade que possui uma série de regulamentações a respeito. Por isso é importante que o AVA respeite todas as legislações sobre o prontuário.
As informações armazenadas no prontuários precisam ser preservadas por 20 anos, conforme legislação.
Em vista disso, é importante que o AVA tenha um segurança rigorosa com o manuseio dos dados.
Escolher os equipamentos necessários
Não basta ter a melhor conexão de internet, é importante que os equipamentos estejam adequados ao sistema AVA e compatíveis como que será realizado.
Um computador com um bom microfone e uma boa Webcam, por exemplo, são requisitos básicos para realizar um atendimento de qualidade, além da percepção de valor que pode gerar nas pessoas.
Defina o ambiente da consulta
Por ser um atendimento à distância, o profissional precisa observar o local onde será realizada a transmissão.
É imprescindível que o local seja silencioso, iluminado para a imagem ficar nítida para os pacientes
Instrução da equipe de trabalho
A equipe de trabalho do profissional precisa estar ambientada em relação ao AVA.
Pode-se fazer necessário a instrução de pacientes sobre a ferramenta ou preenchimento de informações, por exemplo.
Plataformas para implementar telemedicina em pediatria
AVA- Ambiente Virtual de atendimento
Como já mencionado, o AVA é um ambiente virtual dedicado ao atendimento o paciente.
A vantagem é que esses sistemas possuem certificação de confidencialidade “compliance com HIPAA BAA”. Sistemas de reuniões online como Google Meet não possuem essa certificação.
Apesar de não ser recomendado devido à falta de certificações de segurança, existe um parecer do CFM 14/2017 que aborda a utilização do mensageiro nos atendimentos.
Por se mais limitado, o aplicativo pode ser usado apenas para tele orientações.
Para estar de acordo com a LGPD, todos os arquivos e informações precisam ser apagados após o atendimento para evitar possíveis vazamento de informações.
Telemedicina na Pediatria: requisitos de prontuários
Os prontuários eletrônicos possuem várias exigências legais, uma das legislações mais importante é A LGPD.
Segunda a lei, o sistema deve possuir algumas características específicas, veja abaixo algumas:
Registro do compartilhamento de documentos
O AVA precisa registrar cada compartilhamento realizado, pois em caso de ações judiciais poderão ser utilizados como prova.
Registro da impressão de documentos
Conforme a LGPD, todas as manipulações realizadas no sistema precisa ser registrada. Por isso, a impressão documento também precisa ser rastreável de alguma forma.
Certificação digital
O AVA precisa possuir um sistema de assinatura digital, aumentando assim a segurança do sistema.
Acesso controlado
O AVA precisa garantir o controle do acesso ao sistema, para que apenas pessoas autorizadas com login e senha possam acessá-lo.
Registro das alterações
É importante que AVA possa identificar todas as alterações nas informações, inclusive a identificação do responsável pela alteração.
Paciente pode gravar consulta de telemedicina?
Não é necessário que a consulta seja gravada, porém, se o paciente exigir a gravação, precisará da autorização do profissional.
Posteriormente, essa gravação precisará ser arquivada ao prontuário médico.
Pediatria e Telemedicina: paciente pode gravar consulta?
Não é necessário que a consulta seja gravada, porém, se o paciente exigir a gravação, precisará da autorização do profissional.
Posteriormente, essa gravação precisará ser arquivada ao prontuário médico.
Leia mais sobre Prontuário:
–O que o CFM Diz Sobre Prontuário Eletrônico? Veja As Principais Resoluções.
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Telemedicina na pediatria: serve para qualquer um?
A telemedicina é uma modalidade de atendimento necessária em alguns momentos que o paciente não pode ir numa consulta presencial.
O pediatra, por lidar com crianças e adolescentes, constrói rapidamente uma confiança com o paciente e família.
Se o atendimento remoto for realizado com excelência, pode ser uma maneira do profissional se valorizar ainda mais, podendo ser remunerado por consultas de vídeo à distância.
A forma de realizar atendimentos médicos está mudando graças a evolução tecnológica e da internet. Isso traz uma série de vantagens para pacientes e pediatras.
Muitas pessoas têm a necessidade de realizar uma consulta à distância, mas antes isso era muito improvável.
Depois da pandemia de Covid-19 muitas mudanças foram aceleradas, possibilitando um atendimento remoto.
Compreender como adaptar um atendimento de pediatria à telemedicina é essencial para o profissional conseguir um bom desempenho na consulta.
Utilizar esse recurso pode auxiliar tanto o médico, quanto os pacientes que necessitam desse suporte.
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