Como Adaptar-se a Pediatria por Telemedicina Sem Erros? Do Prontuário a o Atendimento.

Quantos atendimentos você costuma realizar durante o dia? Saiba que atualmente é possível atender alguns pacientes através da internet, fazendo Pediatria por Telemedicina?

Isso diminui o tempo de deslocamento do profissional e da pessoa atendida.

Apesar disso, nem todo médico sabe aliar a pediatria com a telemedicina. Existe uma série de adversidades em torno do tema, o que faz com que muitos profissionais não consigam se habituar.

Diante disso, apresentaremos neste artigo como adequar o atendimento de pediatria à telemedicina.

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O que é Telemedicina?

A telemedicina é um segmento da telessaúde, uma especialidade que possibilita a realização de atendimentos à distância.

O recurso possibilita a comunicação entre profissionais e pacientes, otimizando os atendimentos.

Através do aumento do uso de aparelhos eletrônicos e a cobertura de rede de internet, a telemedicina se tornou possível, reformulando o atendimento médico atualmente.

Como implementar a Pediatria por Telemedicina?

As possibilidades são muitas para aplicação da telemedicina, porém é importante se atentar para algumas peculiaridades.

Pensando nisso, listamos alguns pontos importantes para aplicar a telemedicina na pediatria:

Identificar pacientes disponíveis para a modalidade

Nem todos podem receber um atendimento à distância, por isso, é essencial identificar os pacientes que podem receber essa assistência.

Alguns planos de saúdes, por exemplo, possuem algumas restrições sobre essa modalidade.

Realizar um teste com uma quantidade pequena de pessoas é uma alternativa para perceber como será o desempenho e receptividade do paciente.

Aumente a quantidade de atendimentos conforme o desempenho de cada consulta.

Averiguar a conexão da internet

A conexão de internet pode ser bastante instável a depender do lugar, por isso, é importante averiguar se o seu plano corresponde com o exigido pelo Ambiente virtual de atendimento.

Definir um sistema de ambiente virtual de atendimento (AVA)

Antes de começar a realizar teleconsultas, o profissional precisa pesquisar e definir um AVA que utilizará e se habituar ao uso dele.

É importante que o AVA seja certificado, pois assim corresponderá com código de ética médico, além de passar uma maior credibilidade.

Averiguar a certificação da assinatura digital

As legislações referentes a telemedicina exigem algumas certificações para algumas funções, como laudos, atestados, receituários ou prescrição, por exemplo. 

Geralmente, a certificação exigida é da modalidade “A3”, alguns sistemas de planos de saúde demandam o “BIRD ID”.

No entanto, para que a escolha seja realizada corretamente é essencial identificar o tipo da utilização do sistema. 

Se atentar para a função de prontuário digital

O prontuário eletrônico é outra funcionalidade que possui uma série de regulamentações a respeito. Por isso é importante que o AVA respeite todas as legislações sobre o prontuário.

As informações armazenadas no prontuários precisam ser preservadas por 20 anos, conforme legislação.

Em vista disso, é importante que o AVA tenha um segurança rigorosa com o manuseio dos dados.

Pediatria por Telemedicina, uma opção para profissionais e familiares

Escolher os equipamentos necessários

Não basta ter a melhor conexão de internet, é importante que os equipamentos estejam adequados ao sistema AVA e compatíveis como que será realizado.

Um computador com um bom microfone e uma boa Webcam, por exemplo, são requisitos básicos para realizar um atendimento de qualidade, além da percepção de valor que pode gerar nas pessoas.

Defina o ambiente da consulta

Por ser um atendimento à distância, o profissional precisa observar o local onde será realizada a transmissão.

É imprescindível que o local seja silencioso, iluminado para a imagem ficar nítida para os pacientes

Instrução da equipe de trabalho

A equipe de trabalho do profissional precisa estar ambientada em relação ao AVA.

Pode-se fazer necessário a instrução de pacientes sobre a ferramenta ou preenchimento de informações, por exemplo.

Plataformas para implementar telemedicina em pediatria

AVA- Ambiente Virtual de atendimento

Como já mencionado, o AVA é um ambiente virtual dedicado ao atendimento o paciente.

A vantagem é que esses sistemas possuem certificação de confidencialidade “compliance com HIPAA BAA”. Sistemas de reuniões online como Google Meet não possuem essa certificação.

WhatsApp

Apesar de não ser recomendado devido à falta de certificações de segurança, existe um parecer do CFM 14/2017 que aborda a utilização do mensageiro nos atendimentos.

Por se mais limitado, o aplicativo pode ser usado apenas para tele orientações.

Para estar de acordo com a LGPD, todos os arquivos e informações precisam ser apagados após o atendimento para evitar possíveis vazamento de informações.

Telemedicina na Pediatria: requisitos de prontuários

Os prontuários eletrônicos possuem várias exigências legais, uma das legislações mais importante é A LGPD.

Segunda a lei, o sistema deve possuir algumas características específicas, veja abaixo algumas:

Registro do compartilhamento de documentos

O AVA precisa registrar cada compartilhamento realizado, pois em caso de ações judiciais poderão ser utilizados como prova.

Registro da impressão de documentos

Conforme a LGPD, todas as manipulações realizadas no sistema precisa ser registrada. Por isso, a impressão documento também precisa ser rastreável de alguma forma.

Certificação digital

O AVA precisa possuir um sistema de assinatura digital, aumentando assim a segurança do sistema.

Acesso controlado

O AVA precisa garantir o controle do acesso ao sistema, para que apenas pessoas autorizadas com login e senha possam acessá-lo.

Registro das alterações

É importante que AVA possa identificar todas as alterações nas informações, inclusive a identificação do responsável pela alteração.

Paciente pode gravar consulta de telemedicina?

Não é necessário que a consulta seja gravada, porém, se o paciente exigir a gravação, precisará da autorização do profissional.
Posteriormente, essa gravação precisará ser arquivada ao prontuário médico.

Pediatria e Telemedicina: paciente pode gravar consulta?

Não é necessário que a consulta seja gravada, porém, se o paciente exigir a gravação, precisará da autorização do profissional.

Posteriormente, essa gravação precisará ser arquivada ao prontuário médico.

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Telemedicina na pediatria: serve para qualquer um?

A telemedicina é uma modalidade de atendimento necessária em alguns momentos que o paciente não pode ir numa consulta presencial.

O pediatra, por lidar com crianças e adolescentes, constrói rapidamente uma confiança com o paciente e família.

Se o atendimento remoto for realizado com excelência, pode ser uma maneira do profissional se valorizar ainda mais, podendo ser remunerado por consultas de vídeo à distância.

A forma de realizar atendimentos médicos está mudando graças a evolução tecnológica e da internet. Isso traz uma série de vantagens para pacientes e pediatras.

Muitas pessoas têm a necessidade de realizar uma consulta à distância, mas antes isso era muito improvável.

Depois da pandemia de Covid-19 muitas mudanças foram aceleradas, possibilitando um atendimento remoto.

Compreender como adaptar um atendimento de pediatria à telemedicina é essencial para o profissional conseguir um bom desempenho na consulta.

Utilizar esse recurso pode auxiliar tanto o médico, quanto os pacientes que necessitam desse suporte. 

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