Atendimento pediátrico por telemedicina é possível? Entenda mais sobre a telemedicina em 2023

Nos últimos anos, a prestação remota de serviços de saúde têm aumentado bastante.

Depois da pandemia de Covid-19, esse tipo de procedimento se popularizou em muitas áreas médicas.

Apesar de muitos segmentos já estarem utilizando, muitos médicos se questionam se atendimento pediátrico por telemedicina é possível. Entender os meios e as especificidades dessa forma de atendimento é muito importante para poder prestar um bom serviço para os pacientes.

Diante disso, mostraremos neste artigo se o atendimento pediátrico por telemedicina é possível, e como funciona.

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O que é telemedicina?

Telemedicina é uma forma de atendimento que se utiliza de tecnologias de comunicação e informação para prestar serviços médicos remotamente.

Essa modalidade pode incluir consultas, diagnósticos, orientações, prescrição de medicamentos, entre outros serviços.

O atendimento pode acontecer por videochamada, telefone, chat ou outros ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para que seja aplicado corretamente é importante seguir as normas éticas e legais, no Brasil, a resolução CFM 2.314/2022 cumpre esse papel.

Atendimento pediátrico por telemedicina é possível

O atendimento pediátrico presencial é fundamental para realizar um diagnóstico preciso.

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico, a telemedicina está também se tornando uma realidade para pediatria.

A telemedicina pode ser uma grande ferramenta para quando o paciente não pode se locomover até o consultório ou quando os familiares precisam apenas de orientações mais básicas, que não exijam alguma examinação física do corpo.

Dito isso, é possível sim, utilizar a telemedicina em um atendimento pediátrico, dependendo do tipo de procedimento e do paciente, essa modalidade pode ser aplicada sem grandes perdas.

Como funciona a teleconsulta na pediatria

A consulta pediátrica remota precisa ser registrada completamente em prontuário.

Principalmente informações como a data, hora e a plataforma que foi utilizada. 

Planos de saúde

Um das dúvidas sobre telemedicina é como funciona os atendimentos por planos de saúde. A ANS confirmou através de nota que as consultas à distância estão incluídas no rol de cobertura dos planos de saúde.

Porém, os planos de saúde não estão obrigados a permitir essa modalidade de consulta aos seus beneficiários. Ou seja, fica a critério de cada operadora permitir os médicos cadastrados a fazer telemedicina, ou não.

Atestados e receitas

Médicos estão permitidos de emitirem receitas de medicamentos controlados e atestados médicos digitalmente. Caso o pediatra tenha certificado digital, pode assinar eletronicamente, se não possuir, pode assinar manualmente, escanear e enviar para o paciente.

É necessário algum documento?

O pediatra precisa enviar um documento para o paciente, para que ele possa consentir com a realização da teleconsulta, neste documento é importante constar algumas advertências como, no caso de não ser possível o fechamento de um diagnóstico, o médico poderá solicitar uma consulta presencial.

No documento também é fundamental indicar o valor da consulta, as condições como tempo de atendimento e retorno, condições de pagamento, entre outros.

O atendimento pode ser realizado em uma plataforma de telemedicina com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ou por meio de aplicativos, como Skype, WhatsApp ou Zoom. 

Nestes casos, sugere-se que o médico solicite o depósito antecipado, e que o comprovante seja enviado junto com o aceite do termo de consentimento e adesão.

Atendimento pediátrico por telemedicina é possível?

Cuidados ao utilizar a telemedicina na pediatria

É possível atender pacientes de outros estados?

Segundo o parecer do CRM-PA nº 17/2021, o atendimento de Telemedicina, precisa obedecer às normas do CFM. Isso significa ser necessário possuir registro no CRM no estado onde o médico ou empresa atuam para prestar teleatendimentos.

Se o médico mudar de estado, pode solicitar um visto para exercício temporário por 90 dias, ou se precisar, realizar uma transferência definitiva ou uma inscrição secundária.

Se não seguir essas regras, o profissional pode ser denunciado e sofrer penalidades como advertência confidencial, censura pública, suspensão do exercício por 30 dias, até a cassação do exercício profissional.

Telemedicina na urgência pediátrica

A consulta pediátrica possui um caráter presencial muito forte, mas em alguns momentos é possível utilizar a telemedicina. Veja abaixo alguns exemplos de aplicação da telemedicina na urgência pediátrica:

  • Dúvidas relacionadas a infecção por Coronavírus;
  • Necessidades imediatas de receitas para aquisição de medicamentos não controlados, conecte-se aos nossos pediatras para avaliação;
  • Resfriados simples, gripe, dor de garganta, tosse, dores de cabeça, alergia, rinite alérgica, sangramentos nasais ou vermelhidão nos olhos;
  • Ferimentos leves, cortes, queimaduras, mordidas e outros ferimentos leves;
  • Irritações e alergias de pele, infecções menores, coceira, piolhos, vermes, erupções cutâneas, eczema, infecções da pele ou verrugas, picada de inseto, assaduras, reação vacinal;
  • Problemas gastrointestinais como constipação, diarreia, azia, ingestão acidental de objetos, vômitos, náuseas e outros problemas gastrointestinais;
  • Perguntas sobre saúde geral das crianças, aleitamento materno ou vacinação de seu filho. 

A telemedicina tem se mostrado uma opção viável e eficiente, permitindo que os médicos possam atender pacientes remotamente. Isso permite que pessoas de regiões mais distantes, com pouca disponibilidade de opções, possam ser atendidas por especialistas de outros locais.

Na pediatria isso não é diferente, apesar de alguns profissionais possuírem dúvida se o atendimento pediátrico por telemedicina é possível, o atendimento remoto está também se tornando uma alternativa para muitos profissionais e pacientes.

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Com o dia a dia das pessoas cada vez mais movimentado, essa modalidade de atendimento facilita a rotina de pais e responsáveis, que, na maioria das vezes, não têm muito tempo disponível para ir até um consultório.

Porém, usar esse recurso não é algo simples e requer alguns cuidados especiail. É essencial que os médicos estejam preparados para usar essa nova ferramenta, utilizando plataformas seguras e uma boa conexão de internet.

Apesar deste recurso ser bastante positivo, tanto para profissionais quanto para pacientes, é fundamental que haja bom senso na sua utilização, pois o atendimento presencial também é muito importante para um diagnóstico mais preciso.

A telemedicina está a cada dia se tornando uma realidade, por isso que os profissionais precisam estar preparados para essa nova modalidade de atendimento, buscando sempre prestar um serviço mais humanizado e de qualidade para seu paciente

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