O que é o Prontuário Eletrônico e-SUS e como acessá-lo?

70% dos brasileiros dependem exclusivamente do Sistema único de saúde, são mais de 150 milhões usuários. Manejar todas as informações que passam pelo atendimento básico não deve ser um atarefa fácil.

O prontuário eletrônico e-SUS foi desenvolvido para simplificar o registro dos dados de pacientes que usam a rede pública de saúde. É de extrema importância entender o funcionamento do sistema para usá-lo da maneira correta.

Por essa razão, revelaremos neste artigo o que é o prontuário eletrônico e-SUS, como acessá-lo e preencher corretamente.

O que é o prontuário eletrônico do cidadão (PEC)?

O Prontuário eletrônico e-SUS é um instrumento técnico que visa sistematizar a agenda dos profissionais de saúde e o fluxo de usuários das unidades básicas de saúde (UBS).
Para entender melhor o que é o Prontuário eletrônico e-SUS é importante entender dois conceitos anteriores: SISAB e-SUS e Atenção Básica(AB).

O que é o prontuário eletrônico do cidadão (PEC)?

O Prontuário eletrônico e-SUS é um instrumento técnico que visa sistematizar a agenda dos profissionais de saúde e o fluxo de usuários das unidades básicas de saúde (UBS).

Para entender melhor o que é o Prontuário eletrônico e-SUS é importante entender dois conceitos anteriores: SISAB e-SUS e Atenção Básica(AB).

O que é SISAB?

É o sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica(SISAB), ele substitui o antigo SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica). A principal finalidade do SISAB é financiar e aderir a programas e estratégias de política Nacional da Atenção Básica.

O que é e-SUS e Atenção Básica?

O e-SUS é um sistema criado pelo ministério da saúde visando reestruturar as informações da saúde pública no Brasil. O e-SUS AB é focado em reformular e padronizar as informações referente a Atenção Básica (AB). 

A atenção básica(AB) é a “porta de entrada” dos usuários no sistema de saúde, ou seja, o atendimento inicial. A AB visa orientar sobre a prevenção de doenças, buscar, esclarecer possíveis casos de agravos e encaminhar os casos mais graves para outros níveis de maior complexidade. 

Geralmente a atenção básica acontece nas unidades básicas de saúde (UBS), onde são realizados atendimentos mais básicos.

O prontuário eletrônico do paciente no e-SUS

O Prontuário Eletrônico do Paciente, um sistema de prontuário médico padronizado e eletrônico. Este instrumento possibilita o acesso prática a diversas informações do banco de dados do e-SUS.

Para que seja possível a utilização do PEC, a equipe precisa estar informatizada, desde a recepção até os profissionais. Os computadores de cada membro da equipe se conectarão ao servidor central para sincronizar todos os dados registrados em cada máquina.

O registro das informações oriundas da prática clínica na Atenção Básica, da mesma maneira que sua estruturação, possuem regras a serem seguidas, provenientes da Estratégia de Saúde da Família.

Coordenação do cuidado 

A equipe de atenção básica é responsável por ser o centro de comunicação entre os serviços de atenção secundária, terciária, de apoio, diagnóstico e terapêutico.

Isso significa que a atenção primária terá que articular entre os inúmeros serviços e ações de saúde, para que todos estejam alinhados em prol de um objetivo comum.

Integralidade

É importante que o paciente e família recebam um atendimento integral, articulando com toda equipe, para que possa ter um índice de resolutividade em um menor tempo.

Atenção à saúde no primeiro contato 

Implica acessibilidade e utilização dos serviços de saúde pelos usuários a cada novo problema ou a cada novo episódio de um mesmo problema;

Longitudinalidade 

É essencial que exista uma fonte perene da atenção a saúde e sua utilização no curso do tempo, mesmo a despeito de problemas de saúde ou qualquer outro tipo de problema.

Leia Mais Sobre Prontuários Eletrônicos:
Prontuário Eletrônico Pediátrico ProntPed: Facilite seu pré e pós-atendimento em 2023
Diferenças entre Prontuário Físico e Eletrônico: Entenda as Vantagens e Desvantagens de cada.

Acesso ao Prontuário eletrônico e-SUS

Acesso ao prontuário eletrônico SUS

Como acessar o prontuário eletrônico e-sus

O acesso ao Prontuário Eletrônico e-SUS só pode ser concretizado mediante preenchimento de login e senha. Os usuários precisa manter em sigilo as informações de acesso, pois são de seu uso pessoal e também são intransferíveis para outro profissional. 

Como preencher o e-sus

Para que o Prontuário eletrônico e-SUS adquirisse uma estrutura funcional foi adotado uma maneira de registro. O RCOP (Registro Clínico Orientado por problemas) foi o modelo escolhido para essa função.

O método SOAP(Subjetivo, objetivo, avaliação e plano) é o principal formato de registro do RCOP. A soma dos registros do paciente resultará no seu histórico clínico, que será organizada de acordo ao problema. 

O prontuário eletrônico e-SUS tem como principais objetivos facilitar a comunicação entre os membros da mesma equipe de saúde, assim como também os usuários da mesma unidade de saúde.

Porém, não é fácil realizar uma catalogação através do Prontuário eletrônico e-SUS. Algumas Unidades Básicas de Saúde não usam o e-SUS para registrar informações, ou ainda usam o papel como principal forma de registro.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet, muitos dessas unidades passarão a adotar o registro eletrônico. Por isso é essencial buscar entender melhor o funcionamento deste instrumento técnico.

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que ainda não conhece o Prontuário eletrônico e-SUS, mas precisa conhecer? Compartilhe agora mesmo.

Fontes:

Maior sistema público de saúde do mundo, SUS completa 31 anos — Ministério da Saúde (www.gov.br)
7 em cada 10 brasileiros dependem do SUS para tratamento, diz IBGE – 04/09/2020 – UOL Notícias
71% dos brasileiros têm os serviços públicos de saúde como referência | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)
Manual PEC 3.2 (saude.gov.br)

Leave a Comment