Prontuário Online Para A Pediatria: Por que suar um Prontuário Online Especializado?

Mostraremos neste artigo porque usar e quais as vantagens do Prontuário Online para a Pediatria.

Elaborar perguntas é uma máxima, tanto na pediatria, quanto em qualquer outra especialidade médica. A questão que fica é onde armazenar todas as respostas recebidas durante uma consulta ou atendimento.

O Prontuário Online para pediatria é uma das alternativas para registrar e organizar as informações de um paciente. No entanto, há profissionais que ainda preferem a modalidade em papel.

Leia mais sobre Prontuário Online:
Qual a lei do prontuário médico? A LGPD também regulamenta?
Diferenças entre Prontuário Físico e Eletrônico: Entenda as Vantagens e Desvantagens de cada.

Prontuário Online Para A Pediatria: Entenda as vantagens

O que é um Prontuário Online Para A Pediatria:

O prontuário é um documento que possui um conjunto de informações, que pode conter imagens e exames, que são documentos originados a partir de fatos e situações relacionadas à saúde do paciente infantil.

Por meio desse arquivo é possível ter acesso a todo histórico da criança/adolescente naquela clínica ou hospital, o que torna o tratamento mais ágil para todos os profissionais envolvidos.

Diferenças de Prontuário digital e eletrônico para Pediatria:

A primeira versão de um prontuário foi em papel, com o desenvolvimento da tecnologia, se fez necessário uma versão digital do mesmo. A versão digital recebeu o nome de PEP (prontuário eletrônico do paciente). 

Dito isso, o prontuário digital para pediatria ou eletrônico tem o mesmo significado.

Prontuário online para Pediatria: diferenças em relação ao eletrônico

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é a primeira versão digital de um prontuário. Nessa versão era necessário a aquisição de um software e instalação em um computador.

Vantagens de um prontuário eletrônico

  • Registro seguro das informações e facilidade na restauração (se for necessário);
  • Supressão da obrigação de possuir uma sala de arquivo;
  • Acesso às informações de forma individual ou consolidada produzidos pela equipe médica;
  • Redução no tempo de documentação dos atendimentos e melhoria do fluxo de pessoas na clínica ou hospital;
  • Cadastro de informações padronizadas, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos;
  • Centralização dos dados dos pacientes em um único lugar, onde todos os profissionais podem ter acesso às informações, por meio de login e senha;
  • Organização do processo de trabalho, pois disponibiliza as informações dos pacientes acompanhados e permite um melhor planejamento de ações da equipe médica.

O prontuário eletrônico tem uma série de vantagens em relação à versão em papel. Porém, existem algumas limitações, sendo necessário pagamento por atualizações, backup manual e impossibilidade de sincronização dos dados, etc. 

O prontuário online para Pediatra é melhor que o eletrônico?

O prontuário online é uma nova versão digital do prontuário de papel, com essa modalidade é possível realizar algumas funções a mais do que o eletrônico. 

Vantagens de um prontuário Online

  • Todas as vantagens de um prontuário eletrônico;
  • backup automático;
  • Acesso remoto, sem a necessidade de um servidor físico;
  • Sincronização de informações automáticas através da nuvem;
  • Supressão da necessidade de pagar por atualizações, pois o sistema é atualizado automaticamente.

Alguns médicos mais tradicionais optam por prontuários em papel devido à relação médico-paciente. A anotação em papel passa a impressão de atenção maior no paciente do que a digitação num computador.

Já outros profissionais preferem a tecnologia do prontuário digital. Entre as versões digitais, o prontuário online tem um desempenho melhor que o eletrônico, pois possui backup, não precisa pagar por atualizações e pode ser acessado remotamente, sem a necessidade de um servidor físico.

Leia mais sobre Prontuários:
Qual a lei do prontuário médico? A LGPD também regulamenta?
Diferenças entre Prontuário Físico e Eletrônico: Entenda as Vantagens e Desvantagens de cada.

Prontuário eletrônico para pediatra e a legislação

Desde 2002 que o CFM (Conselho Federal de Medicina) já editou algumas resoluções sobre prontuário médico. Porém, em 2018 foi publicada uma legislação de n.º 13.787, que aborda somente o prontuário eletrônico.

Isso significa que a adoção dessa tecnologia não é apenas uma questão mercadológica, mas também uma questão de política pública, visto que já existem regulamentações e legislação sobre o tema.

Mudar ou fazer uma escolha não é uma decisão fácil, os prontuários possuem informações sensíveis de cada paciente. Esse conteúdo deve ser armazenado com a maior segurança possível.

Ao contratar um Prontuário Online para pediatria, se certifique se o mesmo possui criptografia para os dados e níveis de segurança altos contra invasão de hackers.

É importante também que o software respeite a LGPD (Lei Geral de Proteção de dados, para que assim não haja nenhum litígio judicial.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe com outros profissionais que não conhecem as vantagens de um prontuário online.

Leave a Comment