O que é a Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP)? Atribuições e Contato.

Existem 43.699 pediatras registrados no Brasil, segundo pesquisa Demografia Médica no Brasil, realizada pela USP EM 2022. Sendo assim é importante que exista uma organização que defenda e valorize este profissional.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) surge em 1910 para defender os interesses dos médicos de crianças e adolescentes. A existência dessa organização ajuda a fomentar e enriquecer o debate sobre a saúde infantil e adolescente.

Em função disso, apresentaremos um breve resumo sobre neste artigo a Sociedade Brasileira de Pediatria, sua importância, história, atribuições e contato.

O que é o Sociedade Brasileira de Pediatria?

Ela é uma instituição sem fins lucrativos que busca resguardar os interesses dos profissionais pediatras. Atualmente, conta com em torno de 22 mil associados, aproximadamente 50% de todos os médicos registrados.

A sua sede está localizada no Rio de Janeiro, mas a organização médica está presente em todos os estados do Brasil, e também no distrito federal, representadas por suas filiadas.

A instituição é filiada à Associação Internacional de Pediatria (IPA), e também à AMB (Associação médica Brasileira). A sociedade também integra o Global Pediatric Consrtium, vinculado ao FNDCA (Fórum Nacional Dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Leia mais sobre Vida do Médico Pediatria:
CID pediatria: Conheça os principais
Prontuário SUAS: o que é? Como Funciona? Sua Importância na Pediatria em 2023

História da Sociedade Brasileira de Pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria foi desenvolvida e fundada pelo médico Antônio Fernandes Figueira em 27 de julho de 1910 no Rio de Janeiro. Na época, o objetivo era criar um centro de estudos científicos, onde seriam realizados estudos e discussões de casos clínicos.

Em 1951 a instituição passou a ser nacional e realizou a filiação de diversos departamentos estaduais de pediatria. Todo esse processo foi realizado pelo diretor José Magalhães Carvalho e o secretário Álvaro Aguiar.

Em 1980 os presidentes de todas as filiadas reuniram-se pela primeira vez para reestruturar o estatuto da organização, que já tinham na sua base mais de 4 mil associados.

Na mesma época a SBP aumentou a participação dos membros nas eleições da diretoria. As eleições passaram a ser realizadas através de cédulas enviadas pelos correios, o que culminou na universalização do voto.

Hodiernamente, ela já possui mais de 20 mil associados, e busca colaborar para a melhora da qualidade do serviço médico infantil, além de apoiar nos âmbitos institucional, político, jurídico, educacional os pediatras associados.

Revista Brasileira de Pediatria ou Jornal de Pediatria?

O Jornal de pediatria (JPED) é uma das revistas pediátricas mais importantes do mundo. O jornal obteve sua 1º edição em 1923, com o nome de Revista Brasileira de Pediatria, idealizada pelo Dr. Álvaro Reis.

A publicação passou por diversas modificações em seu formato, e, atualmente, encontra-se no formato de Jornal, denominado como Jornal de pediatria ou JPED.

O jornal possui grande relevância internacional, sendo a melhor da América Latina, segundo a Thomson Reuters.

Conselho de pediatria, Associação Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Pediatria

A pediatria não possui um conselho próprio, os pediatras são vinculados ao Conselho Federal de Medicina. Ao Consultar o nome de algum profissional no site do conselho, o usuário terá acesso ao Registro de qualificação de Especialista (RQE) do pediatra.

A Associação Brasileira de Pediatria é representada no Brasil pela Sociedade Brasileira de pediatria, vinculada à Associação internacional de Pediatria.

Qual a posição sobre Aleitamento Materno da SBP?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja ofertado o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Nesse tempo o bebê não necessita de mais nenhum alimento, nem mesmo água.

Após o período de 6 meses a mãe deve começar a introduzir outros alimentos, porém ainda pode continuar amamentado até os 2 anos ou mais, isso dependerá do desejo da mulher e da vontade da criança.

Calendário de vacinação da SBP

O calendário de vacinação da SBP é um documento científico desenvolvido para crianças e adolescentes, com idade até 19 anos. O registro pode ser adaptado conforme a idade, caso a vacinação seja iniciada fora do período recomendado pela associação.

Veja abaixo o calendário de vacinação de 2021 com todas as vacinas:

Sociedade Brasileira de Pediatria e o uso de telas por crianças

A utilização de telas por crianças pode gerar uma séria de perdas cognitivas que dificilmente poderão ser recuperadas. Além da cognição, fatores como visão, emoções, saúde física, mental e sono também são afetados pelo uso precoce.

Muitos pesquisadores divergem sobre esse tema, o neurocientista Michel Desmurget não recomenda uso de telas até os 6 anos. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de telas por crianças de até 2 anos.

Quais telas não são recomendadas?

Videogame
Os jogos estão diretamente relacionados à dependência eletrônica. Algumas consequências como agressividade, estresse e perda de sono pode acontecer devido ao uso precoce.


Celular e Tablet
Estes aparelhos eletrônicos também são nocivos e não deveriam ser ofertados como presentes infantis, pois podem causar grande perda na cognição.


Televisão
De todas as telas, é a que possui menor potencial viciante, no entanto, sua utilização precisa ser forma adequada e supervisionada.


Redes sociais
Apesar de a rede social ser um mecanismo bastante popular atualmente, acaba mais afastando do que aproximando as pessoas. A utilização isola, aumenta o risco de ansiedade e depressão, além de ter evidenciação grande de bullying nas redes.

Sociedade Brasileira de Pediatria e o uso de telas.

Contato da SPB Pediatria

Exitem duas maneiras de entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira é aba de “fale conosco” do site oficial. A segunda é enviar um e-mail para a assessoria de imprensa.

Contato da Assessoria de Imprensa, Fundação e sede

Telefone assessoria: (21) 2256-6856 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h);
E-mail da assessoria: [email protected];
Tel. Sede SBP (Copacabana): (21) 2548-1999;
Tel. da fundação SBP (São Paulo): (11) 3068-8595.

Ela é uma instituição que atua em diversas frentes da pediatria. Auxilia na divulgação científica através do JPED, na valorização do profissional através do Programa de Defesa da Pediatria e possui mais de 30 departamentos científicos.

Toda essa atuação no segmento resulta em uma melhor prestação de serviços médicos para crianças e adolescentes. Além de trazer informação de confiança e credibilidade para profissionais e mamães de primeira viagem.

Leia mais sobre Vida do Médico Pediatria:
CID pediatria: Conheça os principais
Prontuário SUAS: o que é? Como Funciona? Sua Importância na Pediatria em 2023

É muito importante para uma pediatra formado ou residente se associar com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Além do profissional ganhar, ao ter acesso à informações privilegiadas, o paciente também ganha com um melhor atendimento realizado.

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que não conhece a Sociedade Brasileira de Pediatria? Compartilhe agora mesmo.

Fontes:

https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

O perigo no uso (e abuso) das telas pelas crianças | Veja Saúde (abril.com.br)

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/ESTATUTO-SOCIAL-DA-SBP_OUT2011.pdf

Antônio Fernandes Figueira – Academia Brasileira Pediatria (sbp.com.br)

Leave a Comment